My Account
Carrinho
a

Comunicado Oficial 08 Maio 2020

Comunicado Oficial 08 Maio 2020

[DOWNLOAD DO COMUNICADO OFICIAL]

A direção dos SAMCLAN ESPORTS CLUB vem por este meio comunicar publicamente a sua posição relativamente ao post do dia 07/05/2020 às 19h34, no Twitter da FPDE @fpdeoficialhttps://twitter.com/fpdeoficial/status/1258465235863814146 , anunciando a apresentação dos convocados da autoproclamada “Seleção Nacional” de League of Legends, para representarem Portugal na #stayhome European Nations Cup.

Anúncio este que nos apanhou totalmente de surpresa por conter dois atletas do nosso clube sem que tivéssemos conhecimento de causa.

Os atletas Pedro ‘Gotzy‘ Rego e Diogo ‘Calmsky‘ Sousa foram abordados diretamente pelo “Selecionador Nacional”, João ‘@oMantorras’ Conceição e prontamente aceitaram de boa vontade pensando ter sido escolhidos a dedo num projeto nacional, que na realidade não é bem o caso.

Existiu sim uma tentativa de contacto, relativamente ao atleta David ‘Travanques‘ Bonjardim, por intermédio de um membro do staff dizendo que o gostariam de o convidar para a seleção, no qual lhe foi remetido para contactar a Direção, algo que nunca se chegou a concretizar.

Essa comunicação com a Direção do clube é crucial, diríamos até mesmo obrigatório o primeiro contato ser efetuado junto do clube pois os atletas estão vinculados por um contrato ao qual não lhes permite tomarem esse tipo de decisões.

Relembramos ainda que os SAMCLAN ESPORTS CLUB são um clube federado, conforme divulgado publicamente, junto do projeto federativo @FEPODELE – Federação Portuguesa do Desporto Eletrónico, pelo que consideramos contranatura existir um convite para representar uma seleção nacional de uma federação à qual não pertencemos, e muito menos os nossos atletas serem abordados diretamente para apoiarem outros projetos federativos.

Aproveitamos também a oportunidade para questionar sobre os critérios de “seleção” dos atletas para a “seleção nacional”, neste caso uma tentativa falhada de contato com um atleta é critério para a exclusão?

Gostaríamos também de saber se a “seleção nacional” de League Of Legends, apresentada no Twitter, é oficialmente reconhecida pela @RIOTGAMES, para ser efetivamente intitulada de SELEÇÃO NACIONAL?

Devemos salientar que estes três atletas merecem estar no grupo dos melhores jogadores nacionais, a dita nata das natas do League Of Legends português. Mas sentimos estarem a ser usados como peões numa jogada publicitária para uma batalha entre dois projetos federativos.

Nós, como clube nunca nos pronunciámos sobre esta situação, mas ao arrastarem-nos agora para dentro, decidimos mostrar a nossa posição e não queremos de forma alguma compactuar com isso. Sobretudo quando são dados casos de mau exemplo no seguimento de procedimento a respeitar; e usar-se de uma competição europeia onde estão ausentes as maiores potências europeias no que toca aos esports, deixando-nos com dúvidas no que toca à sua credibilidade.

Exposto isto, só nos resta pedir que os atletas em questão sejam imediatamente retirados dessa convocatória, decisão essa que já fora comunicada internamente aos respetivos atletas.

E que se num futuro existir algo do tipo, os clubes devem ter uma palavra a dar sobre o assunto, pois só assim o desporto eletrónico pode evoluir e crescer em Portugal e no resto do Mundo.

Carlos ‘Ammok’ Almeida
Presidente SAMCLAN

Add Comment
EnglishFrenchPortugueseSpanish
LIVE NOW - EM DIRETO
Offiline